Perguntas Frequentes

Aproveite este espaço para esclarecer eventuais dúvidas sobre Bopriva*.
  • O que é Bopriva*?

    Bopriva* é uma vacina para a castração imunológica temporária de bovinos e substitui com muitas vantagens os métodos tradicionais de castração cirúrgica. Bopriva* é um produto único no mundo, desenvolvido pela Zoetis, que oferece aos pecuaristas uma nova maneira de manejar seus rebanhos. O produto não possui Organismos Geneticamente Modificados (GMOs) e não apresenta os chamados Níveis Máximos de Resíduos (MRLs), portanto não há período de carência após a administração de Bopriva*. A mesma tecnologia (imunocastração) já está em uso pela indústria de suínos com a vacina Vivax, desde 2007.

  • Quais as principais características de Bopriva*?

    Bopriva* reduz os comportamentos sexual e agressivo, tornando mais fácil o manejo de bovinos de corte destinados ao abate. O produto também auxilia no acabamento da carcaça, possibilitando a produção de uma carne de qualidade superior. Por ser um produto injetável, Bopriva* proporciona um manejo mais rápido e prático, respeita o bem-estar dos animais e acaba com os riscos e efeitos indesejáveis da castração cirúrgica. Além disso, não há período de carência ao utilizar Bopriva*, já que não deixa resíduo no organismo. Nos grandes mercados de exportação já há a aceitação dessa tecnologia em suínos.

  • Bopriva* já está sendo comercializado fora do Brasil?

    Sim, a Zoetis já comercializa o produto na Nova Zelândia desde janeiro de 2010 e recentemente o lançou também no México, Peru, Equador e Turquia.

  • Qual a indicação de Bopriva*?

    Bopriva* é uma vacina para a castração imunológica temporária de bovinos. É indicado para o controle dos comportamentos sexual e agressivo, tornando mais fácil o manejo de bovinos de corte destinados ao abate. Também auxilia no acabamento da carcaça, possibilitando a produção de carne de qualidade superior.

  • Bopriva* pode ser usado em fêmeas também?

    Estudos realizados na Nova Zelândia e Austrália vêm demonstrando que Bopriva* é eficiente também para a redução do comportamento de cio em fêmeas.

  • Qual o mecanismo de ação do produto?

    Bopriva* estimula o sistema imune do bovino a produzir anticorpos contra o Hormônio de Liberação de Gonadotrofinas (GnRH), inibindo a liberação de dois hormônios da glândula hipófise, o hormônio luteinizante (LH) e o hormônio folículo estimulante (FSH), e por consequência suprime a função testicular em machos e ovariana nas fêmeas. Com o bloqueio de produção da testosterona em machos, os comportamentos sexual e agressivo são reduzidos, além disso há melhora da qualidade da carcaça.

  • Bopriva* é um hormônio?

    Não. O produto não é um hormônio e não tem nenhuma atividade hormonal. Bopriva* contém uma versão análoga sintética de um hormônio (o GnRH), que é semelhante o suficiente para estimular uma resposta anti-GnRH e assim desencadear a suspensão temporária da fertilidade dos bovinos e, por consequência direta, reduzir seu comportamento sexual e sua agressividade.

  • Se Bopriva* tem a função de suprimir hormônios, ele pode alterar a qualidade da carne?

    Sim. Os estudos realizados acerca do produto indicam que seu uso irá melhorar a qualidade da carne, proporcionando maior espessura da gordura subcutânea e um melhor marmoreio. Além de minimizar os problemas de ressecamento e escurecimento da carne.

  • Quais as vantagens de Bopriva* em relação aos métodos tradicionais?

    Bopriva* elimina a dor, o estresse e as complicações da castração cirúrgica, o que significa melhora do bem-estar animal. Bopriva* oferece uma maneira simples, prática e eficiente de controlar os comportamentos agressivo e sexual do animal, e ainda melhora o acabamento da carcaça.

  • Bopriva* é definitivo ou reversível?

    O efeito do produto é temporário. Em média, sua ação dura de três a cinco meses após a aplicação da segunda dose. Após esse período, a atividade testicular e ovariana retorna lentamente. Uma terceira dose pode ser aplicada para prolongar o efeito caso seja necessário.

  • Se a ação dura de três a cinco meses, como ter certeza de que o animal está sob efeito da vacina no quarto mês, por exemplo?

    A duração de efeito do produto varia conforme o intervalo entre a 1ª e a 2ª dose. Intervalo de 4 semanas entre 1ª e 2ª dose: 3 meses de efeito. Intervalo de 8 semanas: 4 meses de efeito. Intervalo de 12 semanas: 5 meses de efeito. Caso seja desejado um período de efeito mais longo, uma terceira dose pode ser aplicada proporcionando mais 5 meses de efeito.

  • Bopriva* é um produto seguro para os animais?

    Em todos os estudos realizados, Bopriva* demonstrou ser seguro para a saúde dos animais; reações no local da aplicação podem ocorrer, mas regridem em até 4 semanas após a aplicação.

  • A carne de bovino imunocastrado é segura para consumo humano?

    Sim. A segurança alimentar está garantida. Isso porque nenhuma das substâncias que compõem Bopriva* é biologicamente ativa: o produto não deixa resíduos na carne nem altera sua composição. Por esses motivos, o MAPA não exige período de carência para Bopriva*.

  • Qual o esquema de aplicação? Quantas doses?

    Bopriva* deve ser administrado com duas doses injetáveis (dose + reforço). O momento da primeira aplicação e o intervalo entre os reforços pode variar de acordo com os objetivos da fazenda. A primeira dose é de sensibilização para que o sistema imune do animal responda após a segunda dose. O bovino só é considerado imunocastrado depois da dose de reforço.

  • Bopriva* pode ser utilizado ao mesmo tempo com outras vacinas?

    Por atuar como uma vacina, é recomendado que outras vacinas não sejam administradas no prazo de uma a duas semanas antes do uso de Bopriva*. Este cuidado tem o objetivo de garantir a eficácia de todos os produtos imunológicos aplicados, já que um animal com sistema imune debilitado pode apresentar possíveis falhas de sensibilização no organismo.

  • Bopriva* pode ser utilizado em todas as raças de bovinos?

    Sim. Porém recomenda-se que o produto não seja utilizado em bovinos destinados à reprodução, tanto machos como fêmeas.

  • Bopriva* deve ser refrigerado?

    Sim, como todas as vacinas, Bopriva* deve ser armazenado entre 2 e 8 graus centígrados e devem ser tomados os cuidados com o monitoramento da temperatura durante o transporte e o armazenamento do produto. Usar todo o conteúdo do frasco após aberto.

  • Após a duração de efeito de Bopriva* o animal volta a produzir os hormômios de reprodução?

    Sim. Com o efeito temporário, após a duração da imunidade prevista em bula, o animal volta a produzir os hormônios de reprodução e a apresentar os efeitos relacionados com estes. A fertilidade do animal após o uso do produto pode ser comprometida, por isso não recomendamos o uso do produto em animais destinados à reprodução, conforme consta na bula.